A Jornada do Herói é um termo frequentemente atribuído ao enredo. Você tem um herói (que não necessariamente é um super-herói, mas sim, seu protagonista seja ele como for) que vai percorrer um caminho ao decorrer da história. Superficialmente, essa sequencia de acontecimentos é chamada de jornada do herói, mas a correta atribuição do termo é à fórmula existente por trás dessa jornada ficcional, que pode vir a servir de grande ajuda para o planejamento de suas histórias.

A teoria desenvolvida pelo antropólogo Joseph Campbell é na verdade um conceito de narratologia que consiste, basicamente, em três sessões: a partida, a iniciação e o retorno. É possível aplicá-la sem dificuldade à mitos antigos como, por exemplo, de divindades gregas.
Alguns anos depois, o roteirista Christopher Vogler, apresenta uma releitura para essa teoria, o que a torna, em minha opinião, mais simples de ser compreendia e aplicada em variados gêneros. Nela, temos doze estágios da jornada do herói, desenvolvidos no livro The Writer's Journey (A Jornada do Escritor).

Imagem retirada do blog Escrito Expresso.
01. Mundo comum: o herói é apresentado em seu dia-a-dia.
A primeira e mais importante dica para evitar clichês utilizando esse método, é você não seguir todos os estágios à risca. Por exemplo aqui, você tem a apresentação do seu personagem, então você deve buscar causar uma boa impressão, será o primeiro contato do leitor com seu herói, cative-o. Tratar-se do mundo comum, não significa que a vida do seu personagem deve ser mundana para o leitor, mas sim, para o personagem. Ele deve estar em sua zona de conforto, seja esta extraordinária ou ordinária. Por exemplo: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, a autora inicia a narrativa com a rotina da família Dursley e aos poucos, vai introduzindo a presença do protagonista. Essa fase só se concluí de fato, ao fim do primeiro capítulo e somente no segundo é que Harry é apresentado em seu mundo comum, sendo acordado pela tia, durante a manhã, em seu armário embaixo da escada.

02. O chamado à aventura: A rotina do herói é quebrada por algo inesperado ou incomum.
É chegada a hora de colocar em prática seus primeiros planos, esse é o momento para criar uma situação incrível que tire seu personagem da zona de conforto e acredito que seja o estágio mais difícil de se cair em um clichê, pois os motivos para cada história se iniciar, geralmente são únicos. No nosso exemplo, Harry é tirado de seu mundo comum com a chegada da carta de Hogwarts.

03. Recusa do chamado: O herói recusa ou demora a aceitar o desafio/aventura.
Esse é um estágio em você pode aplicar outra dica: não usar todos . Sim, você pode cortar alguns e esse é um deles, seu herói pode aceitar o chamado de cara, ele só precisa de motivos. Mas se resolver usar, lembre-se de também apresentar motivos para a recusa. Harry não atende ao chamado de imediato pois os tios não permitem, roubando suas cartas e tentando desviar o garoto de seu destino.

04. Encontro com o mentor: Encontro com alguém ou uma situação, que force o herói a tomar uma decisão.
Autoexplicativo, não é?! Aqui você pode começar a inserir a presença de aliados ou de inimigos. Se na sua história tudo que seu herói precisa para seguir em sua aventura, é de um apoio ou de instruções, você pode inserir um de seus aliados ou ainda, criar uma situação surpreendente causada por um de seus inimigos. O leque de opções, é vasto, você nem precisa inserir novos personagens, uma situação decisiva por acontecer e motivar seu herói a correr atrás de seu destino. Novamente, a criatividade é quem manda. J.K. Rolling acrescenta Hagrid à história, que vai até uma ilha no meio do mar resgatar Harry, entregando-lhe, finalmente, sua carta.

05. Cruzamento do limiar: O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial.
Novamente, autoexplicativo, esse é o momento da decisão, a forma como seu herói irá decidir partir em sua jornada. Você pode criar pequenos joguinhos antes disso, no nosso exemplo, a autora cria outro momento de recusa, na cena em que Harry nega-se a acreditar que é um bruxo, mas seu mentor está ali e o convence de que tudo é verdade.

06. Testes, aliados e inimigos (o ventre da baleia): O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
Meu vô sempre me diz que em qualquer tipo de texto, existe começo, meio e fim. O ventre da baleia é o meio. Em A Pedra Filosofal, inicia-se quando Harry parte com Rúbeo Hagrid para o beco diagonal e depois para Hogwarts. Ele encontra seus aliados, como Hermione Granger e Ronald Weasley, conhece seus inimigos secundários, como Draco Malfoy e passa por testes, como as aulas e o encontro com um Trasgo Montanhês durante a noite de Halloween, todos esses fatos e muitos outros, fazem parte do ventre da baleia, um estágio que está sujeito facilmente a encher-se de clichês, já que é onde seus personagens revelarão boa parte, se não toda, de suas personalidades e onde grande parte da história irá se desenrolar, portanto, muito cuidado é pouco.

Por enquanto vou parar por aqui na tentativa de não deixar esse post tão grande, na quarta-feira falo sobre os outros seis estágios da jornada do herói, aguardem e não deixem de me contar se este guia de planejamento está lhe sendo útil ou caso tenha alguma dúvida. Até mais!


Deixe um comentário